Socialismo, ações sociais, Campus Party e Pecuária no Boa Noite Goiás

A semana contou com entrevistas com Euler Ivo e Isaura Lemos, Wellington Matos (titular da Seds), José Frederico Lyra (secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação), Breno Cardoso (presidente da Cufa Goiás), Gilberto Marques Neto (presidente da SGPA) e os jornalistas Alexandre Parrode e Marcelo Mariano

O casal Euler Ivo e Isaura Lemos foram os convidados do Boa Noite Goiás especial de domingo (14). Eles comentaram sobre a história de mais de 50 anos juntos, como quando precisaram usar nomes falsos e sair de Goiás para fugir da perseguição do regime militar. “Por questões de segurança nossas famílias não podiam saber onde estávamos. Passamos momentos de dificuldade, mas só guardo boas recordações”, contou Isaura. Euler teve mandato como vereador por Goiânia e Isaura foi deputada estadual e juntos foram um dos fundadores do Partido Comunista do Brasil em Goiás. “O capitalismo não respondeu aos problemas da desigualdade social, ele aumentou as desigualdades sociais”, explicou Isaura. “Nós somos socialistas porque queremos que todo mundo que produz a riqueza se beneficie dela. Não é correto 10 mil homens trabalharem para um fazendeiro ficar rico sozinho, vendendo a soja, por exemplo. Aquilo tem que ser de todos. Quem trabalhou tem que ter o direito de participar da riqueza”, defendeu Ivo.

Já na terça-feira (16), o entrevistado foi Wellington Matos, secretário estadual de Desenvolvimento Social (Seds). Ele comentou sobre os diversos projetos que estão em andamento na área, como o Criança Feliz, Meninas de Luz (OVG), Mães de Goiás (para crianças de até 6 anos), Aprendiz do Futuro (voltado a jovens de 14 e 15 anos), Probem (OVG), cursos de qualifiquação (oferecidos pela Secretaria da Retomada), Crédito Social (direcionado ao empreendedorismo), o Aluguel Social (Agehab) e Tarifa Social (Agehab). "Acreditamos que conseguimos englobar os maiores problemas do Estado com nossos programas sociais. São várias secretarias trabalhando no mesmo intuito, que é levar uma qualidade de vida melhor para nossa população", declarou. Ele detalhou o funcionamento do Cartão Dignidade, que está sendo iniciado e irá atender idosos entre 60 e 65 anos. "Todos os beneficiados estão no CadÚnico, na faixa da extrema pobreza. Realmente são pessoas que precisam do apoio governamental. Elas vão receber R$ 300, que é um valor que a pessoa consegue comprar uma cesta básica, comprar um medicamento, até que ela consiga receber o Bolsa Família ou BPC [Benefício de Prestação Continuada], ao completar 65 anos", explicou. Wellington comentou ainda sobre o Crédito Social, que oferece um valor de até R$ 5 mil para quem passa pelos cursos oferecidos pela Secretaria da Retomada e da Agricultura, para compra de equipamentos, utensílios e implementos para iniciar o próprio negócio.

Para tratar de grandes eventos de empreendedorismo e inovação, o Boa Noite Goiás de quarta-feira (17) recebeu José Frederico Lyra Neto, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, e Breno Cardoso, presidente da Central Única das Favelas em Goiás (CUFA). Breno destacou a Expo Favela Goiás, que será realizada no Centro de Convenções de Goiânia nos próximos dias 19 e 20. "A Expo tem o objetivo de fazer uma conexão, muitas vezes improvável,entre empreendedores da periferia e grandes empresários inventidores.  A gente sabe que a periferia é um campo fértil na questão do talento e da criatividade", analisou. José Frederico também falou de um grande evento que será realizado em Goiás de 7 a 11 de junho, a Campus Party. "A Campus é um dos maiores festivais de tecnologia e inovação no mundo. A Campus Party Goiás, modéstia a parte, é a melhor do Brasil. Estamos esperando mais de 150 mil pessoas, em todos os dias. Vai ter uma moçada acampada, muitos alunos da rede pública. Vamos ter dezenas de palestras, interação com robôs. E é um dos primeiros contatos que muitos jovens de baixa renda têm com tecnologia e podem conhecer o que está acontecendo de mais inovador no mundo", explicou.

O início da 76ª Exposição Agropecuária de Goiás e o lançamento do programa Do Outro Lado da Fronteira foram os temas do Boa Noite Goiás de quinta-feira (18). O presidente da Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA), Gilberto Marques Neto foi o primeiro convidado e iniciou falando que a pandemia modificou o formato dos econtros, que se concentraram em eventos técnicos. "Agora, estamos celebrando a volta das famílias para o parque de exposições, a volta da agenda festiva. E, sem deixar de lado também a exposição de animais, maquinário, cursos, palestras, conciliando festa e negócios", contou.

Os jornalistas e analistas internacionais Alexandre Parrode e Marcelo Mariano foram os convidados da segunda parte do Boa Noite Goiás. Eles comentaram sobre o novo programa que irá estrear na tela da TV Brasil Central nesta sexta-feira (19), às 20h. "A nossa ideia foi criar um programa semanal que a gente pudesse conversar um pouco mais, de forma analítica, leve e tranquila para que falar de coisas que as vezes a gente não vê no noticiário comum do dia a dia", explicou Parrode.

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo