Seduc intensifica formação de professores
Desde o início da pandemia, a Secretaria Estadual de Educação de Goiás (Seduc) tem promovido ações de formação continuada para professores, com foco na capacitação de profissionais que atuarão como formadores de outros docentes. Segundo a pasta, essa iniciativa busca recompor as lacunas de aprendizagem causadas pelo período e fortalecer o trabalho dos professores, contribuindo para a melhora no desempenho dos estudantes.
Em entrevista para a TV Brasil Central, a chefe do Núcleo do Centro de Estudos, Pesquisa e Formação dos Profissionais da Educação (Cepfor), Kezia Cruz, destacou que objetivo é melhorar o desempenho dos alunos da rede pública estadual de Goiás. “Trabalhamos para potencializar o trabalho do professor sempre pensando na aprendizagem dos nossos estudantes”, explicou.
O projeto, iniciado em 2023, concentra-se inicialmente nas disciplinas de Português e Matemática, com planos de expansão para todas as áreas do conhecimento. De acordo com a Seduc, o domínio dessas disciplinas, especialmente a leitura e interpretação de textos, é fundamental para o sucesso em outras áreas, como Geografia, História, Biologia e Educação Física. Os cursos de formação também têm como objetivo preparar professores para atuarem como formadores de colegas, utilizando metodologias específicas para o ensino de adultos. Nas salas de aula, os professores aprendem técnicas que visam melhorar o ensino público e, ao mesmo tempo, trocam experiências.
ABC Digital


