Secult relembra o acidente do Césio-137 com palestras e exibição de documentário
A Secretaria de Estado da Cultura (Secult), por meio do Arquivo Histórico Estadual, promoveu nesta segunda-feira (8) o evento Narrativas da dor: Rememorando o acidente com o Césio-137 – 38 anos depois. A ação foi realizada no Cine Cultura, em Goiânia. Reportagem exibida pela TV Brasil Central mostrou como foi o evento e ouviu sobreviventes da tragédia que falaram das sequelas e do preconceito que ainda enfrentam.
O Cine Cultura exibiu o documentário O brilho da morte, de 2003, dirigido por Luiz Eduardo Jorge. A obra mostra os efeitos da tragédia a partir do depoimento de vítimas do acidente radiológico. Foram realizados palestras e debates com especialistas. Para o coordenador do Arquivo Histórico da Secult, Frederico Brandão, a intenção foi “pensar e agir pedagogicamente com a comunidade, relembrando o episódio que talvez seja o mais traumático da sociedade goiana”.
O psicólogo do Ministério da Saúde, Gilberto David Filho, disse não ter dúvida “de que lições foram tiradas e de que estamos mais preparados, mas ainda falta maior difusão em relação ao assunto”.
ABC Digital


