Secult amplia o acesso de artistas e público aos centros culturais

Em 2023, todos os espaços sob gestão da Pasta passaram por manutenções e adequações, com investimentos que superaram R$ 8 milhões

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) tem atuado para melhorar os espaços culturais sob a gestão da Pasta. No Centro Cultural Octo Marques, em Goiânia, a exposição do ritual indígena Quarup está atraindo olhares curiosos, como Kate Flor, artesã de Uruaçu, no interior de Goiás, que tem como hábito visitar os espaços culturais da capital, conforme ela declarou na entrevista da reportagem veiculada no Jornal Brasil Central desta quarta-feira (3).

Segundo a superintendente de Fomento e Gestão Cultural da Secult; todos os espaços da Pasta passaram por grandes manutenções no ano passado. O total de investimentos nessas adequações superam R$ 8 milhões. Ela citou o Centro Cultural Octo Marques, a Vila Cultural Cora Coralina, o Centro Cultural Martim Cererê, o Centro Cultural Marieta Telles, o Museu Ferroviário de Pires do Rio, o Palácio Conde dos Arcos e o Cine Teatro São Joaquim, os dois últimos na cidade de Goiás. “Todos esses espaços receberam investimentos para que nós estivéssemos em conformidade, tanto para recebermos o público com conforto, mas também pensando na segurança”, assegurou.

O Cine Cultura está localizado no Centro Cultural Marieta Telles, na Praça Cívica, em Goiânia. O espaço funciona desde 1999 e é conhecido por oferecer uma programação de cinema diversificada. Frequentadora do local, a psicóloga Raíssa Turíbio disse que o preço é acessível. “E é um circuito de filmes que a gente não vê no cinema tradicional”, completou. No Centro da capital está situada também a Vila Cultural Cora Coralina, que apresenta exposições variadas, de artistas diferentes, todo mês. Cinco mil visitantes passaram pelo local ao longo de 2023. “Eu gosto muito desse espaço. É um espaço de inspiração”, afirmou o publicitário Ivan Aragão. Para o estudante de medicina, Yuri Hayakasaki, espaços como a Vila Cultural representam uma alternativa diferente de entretenimento, além de gerar e fomentar a cultura que move Goiânia..

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo