Secretário destaca avanços da Ciência, Tecnologia e Inovação em 2023

Recolhimento e recondicionamento de equipamentos eletrônicos, capacitação profissional e apoio às iniciativas de empreendedorismo foram os principais resultados alcançados pela Pasta

Os avanços alcançados pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) ao longo de 2023 foram mostrados pelo titular da Pasta, José Frederico Lyra Neto, em entrevista ao Jornal Brasil Central na terça-feira (9), ocasião em que destacou as principais iniciativas e benefícios proporcionados à população goiana. “Destacamos o Programa Sukatech, que recolheu mais de 500 toneladas de lixo eletrônico e recondicionou cerca de 1.500 computadores que foram doados a escolas, organizações sociais e entidades assistenciais em todo o Estado”, afirmou. 

Ele também apontou a relevância da formação técnica profissionalizante por meio das Escolas do Futuro. Ao longo de 2023 foram ofertaram mais de 10 mil vagas, com foco principalmente na capacitação de jovens na área de Tecnologia da Informação. “Contamos com Escolas do Futuro em Goiânia, Aparecida de Goiânia, Mineiros, Valparaíso e Santo Antônio do Descoberto, além da Escola do Futuro em Artes Basileu França, que capacidade centenas de jovens no segmento artístico cultural”, enfatizou. 

O apoio ao empreendedorismo também foi apontado pelo secretário como resultado positivo, especialmente após a inauguração do Hub Goiás, que é um centro de inovação que fomenta as atividades de inovação tecnológica no Estado. José Lyra Neto discorreu ainda sobre a rede de laboratórios denominados Laboratórios Start, destinados a crianças e adolescentes para que elas tenham o primeiro contato com a computação e compreendam que isso é uma oportunidade para fazer carreira profissional.

Programa Sukatech

O desempenho do Programa Sukateck do Governo de Goiás, que objetiva recolher, reciclar e recondicionar equipamentos eletrônicos que poderiam ser descartados de forma incorreta e poluir o meio ambiente, foi mostrado pelo gerente de Difusão de Ciência e Tecnologia da Secti, Thiago Angelino, em reportagem da TV Brasil Central veiculada também na terça-feira (9). Segundo ele, a Pasta conseguiu recolher mais de 500 toneladas de lixo eletrônico em postos espalhados em Goiânia e cidades do interior e, a partir daí, recondicionou cerca de 1.500 computadores.

“Trabalhamos com foco em três vertentes: o cuidado com o meio ambiente, já que esses produtos usados não foram descartados de forma incorreta na natureza; a inclusão digital que desperta inúmeras pessoas para as possibilidades da Tecnologia da Informação, e a capacitação,  com oferta de cursos, com treinamentos práticos nos próprios equipamentos”, explicou Thiago Angelino. Para 2024, a meta é investir cerca de R$ 5 milhões no Programa Sukatech, com o objetivo de chegar a 2 mil computadores recondicionados.

ABC Digital

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo