Secretaria da Saúde e UFG fazem teste genético de câncer de mama
Por meio de um convênio entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Universidade Federal de Goiás (UFG), 244 mulheres já realizaram testes genéticos de detecção precoce de câncer de mama. O teste, fundamental para o aumento das chances de cura, é feito pelo SUS em pacientes com histórico familiar da doença.
Reportagem do Jornal Brasil Central desta quinta-feira (13) tratou do assunto entrevistando uma paciente que realizou o teste no laboratório do Centro de Genética Humana da UFG e a diretora da unidade, Elisângela Lacerda. Ela explicou como é feito o teste e a importância dele para a continuidade do tratamento dos pacientes.
Ainda sobre o assunto, a superintendente de Políticas de Atenção Integral à Saúde da SES, Amanda Limongi, participou ao vivo do JBC falando sobre a parceria da pasta na realização desses testes genéticos. Segundo ela, os testes são extensivos aos familiares da paciente diagnosticada com câncer de mama ou ovário. O acesso dessas pessoas ao serviço é feito pelo sistema de regulação da secretaria, normalmente encaminhadas pelos hospitais que fazem o tratamento dessas doenças.
ABC Digital