Secretária da Educação destaca importância do retorno às aulas presenciais

Fátima Gavioli reforça que foram adotadas medidas sanitárias em todas as escolas para garantir mais segurança aos pais, alunos, professores e servidores

Após quase dois anos de aulas remotas e em alguns casos semipresenciais, por causa da pandemia da Covid-19, as escolas estaduais retomaram nesta quarta-feira, 19, as aulas presenciais. Em entrevista ao programa O Mundo em Sua Casa, a secretária da Educação, Fátima Gavioli, disse que o momento ainda exige cautela, mas é fundamental colocar a vida dentro de um protocolo de biossegurança que possibilite a volta do que se pode chamar de normalidade.

“As aulas presenciais são de fundamental importância e isso ficou muito claro ao longo da pandemia, já que, mesmo com todos os esforços, o aprendizado não foi o ideal”, argumentou a secretária, acrescentando que a Pasta se preparou nos últimos seis meses para a retomada das aulas presenciais. “É claro que a situação não é aquela que imaginávamos, mas agora temos um quadro um pouco melhor do que em 2020 e 2021, o que nos encoraja a voltar presencialmente”, diz.

Todo o processo terá acompanhamento continuado. Caso algum aluno tenha sintomas de Covid, os pais serão avisados e a criança afastada temporariamente da escola, mas não terá prejuízo. Será mantido o sistema de teleaula por meio do netescola (portalnetescola.educacao.go.gov.br), além do que o estudante contará com livros didáticos e exercícios até que possa voltar presencialmente.

Para garantir mais segurança à comunidade escolar, a Secretaria tomou cuidados como a distribuição de equipamentos de aferição de temperatura e álcool gel para higienização de pés e mãos para todos os colégios. Também haverá orientação aos pais e alunos para evitar aglomerações e para a importância da vacinação.

Trânsito

Com a retomada das aulas presenciais, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-Goiás) iniciou também nesta quarta-feira uma ação educativa para ordenar o trânsito nas imediações dos colégios. De acordo com gerente de Educação para o Trânsito, Pablynne de Carvalho, a iniciativa visa basicamente orientar os pais para que não parem em fila dupla e sobre faixas de pedestre, além de evitar o uso de celulares enquanto deixam os filhos, uma atitude que desvia a atenção dos motoristas quanto aos cuidados que devem ser tomados.

A ação do Detran vai se estender até o próximo dia 28 e é desenvolvida nas imediações das principais escolas da capital, tanto estaduais, quanto municipais d particulares. Conforme ainda Pablynne Carvalho, a ação tem caráter educativo também para as crianças, para que internalizem conhecimentos sobre as leis de trânsito, já que serão futuros condutores de veículos.

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo