Saúde alerta para aumento dos casos de tuberculose em Goiás

Ampliação dos testes para diagnóstico da doença apontou crescimento de exames positivos em 2023. População deve estar atenta e procurar ajuda médica ao constatar sintomas

Mais de 10 mil exames realizadas para diagnóstico de tuberculose em Goiânia, Aparecida de Goiânia e Rio Verde ao longo de 2023 mostraram aumento do número de casos positivos da doença, situação que leva a Secretaria Estadual de Saúde (SES) a alertar a população para tomar cuidado e procurar ajuda médica se tiver sintomas como tosse arrastada por longo período, perda de peso e suor excessivo durante a noite. Em Goiânia, os exames são realizados pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) e no Hospital de Doenças Tropicais (HDT).

Em entrevista ao Jornal Brasil Central nesta quarta-feira (27), o coordenador do Programa Estadual de Controle de Tuberculose da SES, Emílio Alves Miranda, explicou que o aumento dos casos positivos decorre da retomada dos diagnósticos que foram suspensos no período de pandemia. “A tuberculose nunca foi totalmente erradicada e agora, com o avanço dos diagnósticos, cresce também o número de casos positivos”, enfatizou ele. Outra situação que contribui para o aumento da tuberculose é a demora da pessoa em buscar ajuda e iniciar o tratamento. “Começa o tratamento com atraso e, muitas vezes, abandona o processo antes da cura completam o que contribui para manter a cadeia de transmissão para familiares”, asseverou Emílio Miranda.

A vacina que combate a tuberculose é a BCG, aplicada em crianças ao nascer e até os cinco anos de idade. Ela previne formas graves da doença, mas não significa que na fase adulta a pessoa esteja livre do mal. Em todos os casos confirmados de tuberculose, os familiares do paciente são chamados para realização de exames. Em caso de resultado positivo, o tratamento é iniciado de imediato.

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo