Ronaldo Caiado vai a Brasília para reunião com o ministro Haddad
A reunião do governador Ronaldo Caiado com o ministro da Economia Fernando Haddad, ocorrida nesta quarta-feira (17), foi a portas fechadas. Na saída, o governador atendeu todas as emissoras de TV em uma entrevista coletiva, da qual participou a TV Brasil Central. Reportagem sobre o tema foi exibido no programa O Mundo em Sua Casa desta quinta-feira (18).
Conforme Caiado, ele teve a oportunidade de relatar ao ministro a situação econômica do Estado durante seu primeiro mandato e agora na metade do segundo mandato. “Expusemos todos os pontos em que Goiás avançou enormemente dentro do regime (RRF) e mostramos também a capacidade que o Estado tem de, já no ano de 2027, estar fora do RRF, ou seja, estar vivendo com suas próprias pernas, andando com suas próprias pernas e tendo condições de arcar com seus compromissos”, afirmou o governador.
Reivindicações
Mas enquanto 2027 não chega, Ronaldo Caiado pediu apoio do governo federal para que os investimentos continuem. “Trouxemos reivindicações, no sentido de um Estado como Goiás, que já atingiu um patamar de avanço no seu equilíbrio fiscal, que ele tenha também um teto um pouco mais alongado, para que a gente possa continuar investindo em educação, saúde e nos programas sociais do governo”, ponderou. Caiado apresentou duas reivindicações a Haddad: ver dívida completa do estado ser diminuída e não perder benefícios ao aderir ao Plano de Pleno Pagamento de Dívicas dos Estados (Propag).
Antes de deixar o Ministério da Economia, o governador goiano ressaltou que a reunião foi positiva. “O resultado final foi positivo e nós esperamos ainda avançar muito nesse segundo semestre, porque os estados não terão como sobreviver sem essa renegociação já valendo para o ano de 2024”, salientou.
ABC Digital