Psicóloga fala das relações afetivas no isolamento social no TBC 1
Para Thaynara Araújo, a convivência intensa das famílias tem provocado muitas tensões e revelado falta de maturidade para lidar com a situação
O confinamento forçado para barrar a proliferação do coronavírus tem levado muitos casais e famílias ao convívio intenso, o que tem trazido à tona o melhor e o pior das relações humanas.
Para falar sobre o assunto, Michelle Bouson, apresentadora do TBC 1 da TV Brasil Central, conversou nesta sexta-feira, 15, com a psicóloga Thaynara Araújo Lourenço, terapeuta de casais.
Thaynara disse que o isolamento impõe desafios e a necessidade de apelar à maturidade e compreensão na quarentena. “Essa convivência intensa amplia a dificuldade ou a saúde que o relacionamento tinha. Então, o que é necessário é que os casais desenvolvam habilidade e maturidade para lidar com essa nova convivência provocada pela quarentena”, disse a psicóloga.
A primeira parte da entrevista está disponível abaixo:
Casais com filhos
Na segunda parte da entrevista, a psicóloga Thaynara abordou os casais que não moram juntos e os problemas de casais com filhos, o que aumentam conflitos e dificuldades da convivência intensa na pandemia. Ela diz ter recebido muitos casos no consultório de casais com problemas de convivência derivados da quarentena.
“Nos casais com filhos, torna-se uma dificuldade familiar e não só do casal. Os pais precisam entender que eles são os pilares emocionais de toda a família e precisam ter mais força e habilidade para lidar com isso, mas muitos não têm conseguido”, avaliou.
Confira a segunda parte da entrevista:
ABC Digital