Programa foca a saúde mental do servidor público
A saúde mental tem sido um dos principais temas discutidos na atualidade para a promoção do bem-estar e bom desempenho dos profissionais no ambiente de trabalho. Por isso, a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) lançou, na última sexta-feira (27), o programa de acolhimento, denominado Trilha Terapêutica, com atendimento psicológico on-line e gratuito aos servidores públicos do Poder Executivo. O evento foi tema de reportagem exibida no Jornal Brasil Central do último sábado (28).
Segundo o secretário de Estado de Administração (Sead), Alan Tavares, o projeto-piloto tem início na PGE e a meta é levá-lo para todos os órgãos do estado. “Porque para o servidor entregar aquele serviço público de qualidade, que é o anseio de todos da população e do governo, ele precisa estar bem tanto psicologicamente quanto fisicamente”, argumentou. O procurador-geral do Estado, Rafael Arruda, destacou que o tema tem “importância internacional e o Poder Público não pode, obviamente, negligenciá-lo”.
O diretor executivo da Saúde do Servidor da Sead, Fábio Chacur, explicou que a tríade do afastamento mensal sempre ocorre por sobrecarga de trabalho, discriminação e desigualdade. Acrescentou que a meta é a prevenção, com o treinamento de gestores, um bom programa de saúde mental e o acolhimento ao servidor que fica afastado. “Ao retornar ao trabalho, o servidor precisa contar com o apoio, tanto da chefia imediata como da diretoria executiva da Saúde, completou.
ABC Digital