Pró-Reitora diz no TBC 1 que aulas da UFG serão retomadas dia 31 de agosto e o ano letivo de 2020 vai até junho de 2021
Jaqueline Civardi informou que amanhã, 8, na Praça Universitária a UFG fará o “Dia D”, para receber doações de equipamentos eletrônicos que serão doados a alunos carentes
O Conselho Universitário da Universidade Federal de Goiás (UFG) definiu o retorno das aulas virtuais da instituição para o dia 31 de agosto próximo. A informação foi repassada pela Pró-Reitora de Graduação Jaqueline Civardi, em entrevista nesta sexta-feira, 7, ao TBC 1, da TV Brasil Central, informando ainda que o ano letivo de 2020 prosseguirá até o mês de junho do ano que vem. “Estamos planejando essas aulas que serão de forma remota e em tempo real. Quando não houver essa possiblidade, seriam fora do tempo real, afirmou, observando que foram esses os dois modelos pensados para a retomada das aulas, os dois de forma remota, tudo em função da pandemia da Covid-19.
Segundo ela, o calendário é o comum, que estava congelado e agora ocorrerá a retomada, sem prejuízo algum para os estudantes. “Inicia-se agora, dia 31 de agosto, e o término do ano letivo de 2020 está previsto para junho do ano que vem. Todas as atividades de carga horária serão cumpridas no âmbito deste calendário, que já foi aprovado no Conselho Universitário”, confirmou.
Campanha de doação
A UFG está desenvolvendo campanhas para a arrecadação de materiais de informática e equipamentos afins, entre eles computadores para alunos. Amanhã, sábado, dia 8, está programada uma ação de recebimento de doações na Faculdade de Engenharia, na Praça Universitária, das 9h00 às 14h00. “A UFG tem feito uma série de políticas institucionais no sentido de poder emprestar equipamentos e também doar equipamentos. Amanhã, sábado, 8, teremos uma ação muito forte de doação de equipamentos, um drive thru que ocorrerá lá na Praça Universitária, na Escola de Engenharia, no que estamos chamando de “Dia D” da UFG para a inclusão digital”, informou a Pró-Reitora, confirmando que podem ser doados tablets, computadores de mesa ou notebook ou também dinheiro para a compra de periféricos para os computadores que precisarem ser arrumados. “Podem ser computadores novos ou usados em boas condições”, disse.
Jaqueline informou ainda que foi feito um calendário pensando na perspectiva deste primeiro semestre alargado, para a realização de aulas práticas, por exemplo. “Inicialmente, todas as aulas serão desenvolvidas de forma remota naquilo que for plausível de ser desenvolvido. Temos uma portaria do Ministério da Educação para o caso de aulas práticas, aquelas demonstrativas, podendo ser ofertadas remotamente, sendo aprovadas pelos cursos” assinalou. Os casos em que não puderem realizá-las, de acordo com ela, com esse alargamento do calendário, pensou-se que pudessem ser ministradas mais ao final do ano e início do próximo, “se tivermos condições para isso”. Informou também que está em discussão uma flexibilização do regimento da UFG de tal forma que, por esse processo de flexibilização, se possam fazer algumas alterações da oferta dessas disciplinas, passando do primeiro para o segundo semestre, sem prejuízo para os alunos.
A entrevista está disponível na íntegra:
ABC Digital