Presidente do Conselho do Idoso fala da campanha Junho Violeta no TBC 1
Para Ignez Guardiola, a sociedade precisa deixar de ver a pessoa idosa como um peso familiar
Hoje se comemora o Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. A data, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), tem o objetivo de criar uma consciência social e política da existência da violência contra a pessoa idosa.
Para falar do assunto e da campanha Junho Violeta, mês dedicado ao tema, a coluna Bate-papo do Dia do telejornal TBC 1 recebeu nesta segunda-feira, 15, Ignez Guardiola, presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa. Ela conversou com a apresentadora Eva Taucci sobre as formas de violência praticadas contra o idoso, na maioria das vezes, pelos próprios parentes.
“As pessoas costumam achar que o idoso é um peso, é essa mudança de pensamento que tem que acontecer. Honrar pai em mãe, um ensinamento que tá na bíblia, quer dizer respeito, no carinho e consideração com a pessoa idosa”, disse Ignez sobre o foco da campanha Junho Violeta que busca disseminar a conscientização social do respeito ao idoso.
Segundo ela, há várias formas de violência praticada contra o idoso, indo da violência física até a financeira, passando por assédio, moral e psicológico, maus tratos, constrangimentos etc. “Isso na pandemia tem piorado, gerado mais conflitos familiares”, diz a presidente do Conselho do Idoso.
Ela terminou informando os canais de contato para denúncias de maus-tratos a idosos em Goiás, denúncias que podem ser anônimas e feitas por qualquer pessoa que presencie ou tenha conhecimento de violências do tipo. De acordo com ela, há o Disque 100 (telefone do governo federal), a Delegacia Especializada no Atendimento ao Idoso (DEAI) de Goiânia DEAI – 3201-1501, e o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa – 3201-8542.
Confira a entrevista completa:
ABC Digital