Polícia Civil lança cartilha com normas para atendimento de autistas

Documento alinha uma série de informações e procedimentos que precisam ser colocados em prática no trabalho cotidiano no trato com essas pessoas

A Polícia Civil do Estado de Goiás lançou nesta terça-feira (26) a Cartilha de Atendimento a Pessoas com Transtorno do Espectro Autista com o objetivo de capacitar e padronizar os procedimentos dos servidores da Instituição, pelo estabelecimento de diretrizes para o correto processo de abordagem e acolhimento dessas pessoas. O evento foi realizado na Escola Superior da Polícia Civil, conforme reportagem mostrada no Jornal Brasil Central.

A delegada Ana Scarpelli fez a apresentação do material e falou sobre os principais pontos, mostrando em detalhes todos os passos alinhados na cartilha. “É preciso termos a sensibilidade de perceber a necessidade de efetuar o atendimento em local com mais privacidade, onde existem menos estímulos sonoros e visuais, porque temos de minimizar a ansiedade do cidadão autista”, ressaltou ela. Acrescentou também aspectos relevantes como a comunicação que precisa ser em linguagem clara, direta e objetiva; usar tom de voz baixo e evitar contato físico com a pessoa.

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