Plataforma Digital Expresso 3.0 do governo amplia e desburocratiza serviços

O governo de Goiás lançou na quarta-feira (3) a Plataforma Digital do Expresso 3.0, durante a realização do 2º Seminário Estadual de Transformação Digital, evento que reuniu servidores públicos e profissionais de tecnologia. A nova ferramenta amplia o número de serviços digitais oferecidos virtualmente pelo poder público e facilita a vida das pessoas, com uso de mecanismos mais intuitivos e menos burocráticos. Reportagem da TV Brasil Central mostrou as vantagens, os avanços e as ações que ajudam os cidadãos.

“O objetivo é que tenhamos cada vez mais serviços digitais, com fácil entendimento e operacionalização pelos usuários, inclusive com o uso da Inteligência Artificial. Nesse sentido, Goiás propõe debates e soluções tecnológicas como ferramentas de transformação social”, declarou o titular da Secretaria-Geral da Governadoria, Adriano da Rocha Lima. Já o secretário estadual da Administração, Alan Freitas Tavares, enfatizou que a meta é reduzir as demandas presenciais nos órgãos públicos. “Quanto menos pessoas buscarem atendimento presencial melhor, porque reduz deslocamentos, a solução dos problemas é mais rápida e o número de atendentes pode ser menor. Com isso, o estado pode redirecionar recursos para áreas prioritárias como educação, saúde e segurança”, salientou.

O secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra, destacou os investimentos e o grande esforço que Goiás vem fazendo para avançar em tecnologia e inovação. “Além da capacitação de servidores do estado, temos ações para apoiar os municípios, por meio dos programas de inclusão digital para capacitar funcionários e até mesmo para segmentos chamados excluídos, como pessoas idosas e trabalhadores rurais que têm dificuldade em utilizar ferramentas digitais e, por desconhecimento, acabam caindo em golpes”, asseverou.

ABC Digital

Governo na palma da mão

Acessar o conteúdo