PIB Goiano cresce 6,1% em 2023, maior índice em 13 anos
Índice de desempenho da economia goiana foi mais que o dobro da média nacional, que ficou em 2,4% no ano, conforme dados divulgados pelo Banco Central
Contabilizando resultados positivos nos setores de serviços, agricultura e indústria, o Produto Interno Bruto de Goiás registrou em 2023 o maior crescimento da série histórica iniciada em 2013, com avanço positivo de 6,1% no ano. Os dados, divulgados pelo Banco Central, foram comemorados pelo governador Ronaldo Caiado, que destacou a importância da gestão integrada e das parcerias com a iniciativa privada para obtenção dos bons resultados, como mostrou reportagem de O Mundo em Sua Casa de sábado (24).
“É muito gratificante saber que Goiás teve um crescimento econômico tão relavante, ficando em segundo lugar entre os Estados brasileiros e atingindo mais que o dobro da média nacional que foi de 2,4%”, enfatizou o governador. Ele ressaltou ainda que quando o Estado é bem gerido, respeitando o dinheiro público, o resultado chega na melhoria da qualidade de vida de todos os cidadãos. O Estado do Paraná registrou o melhor desempenho nacional da atividade econômica, alcançando índice de 7,8%.
Fatores positivos
O diretor Executivo do Instituto Mauro Borges, Alex Felipe Rodrigues, argumenta que o índice divulgado pelo Banco Central confirmou todas as projeções que vinham sendo feitas ao longo do ano pelos técnicos do Instituto. “O avanço apurado resulta do bom desempenho da atividade agrícola, uma vez que Goiás colheu em 2023 a maior safra de sua história, bem como o crescimento do segmento industrial e a retomada forte do setor de serviços”, justificou ele.
O economista Aurélio Troncoso reforçou que a área de serviços teve crescimento exponencial ao longo do ano passado, com a recontratação de pessoas demitidas no período da pandemia, além da desoneração da folha de pagamento que beneficia o conjunto das empresas. “Se tem empregos, tem renda e a atividade econômica cresce”, concluiu ele.
ABC Digital