No TBC 1, advogada fala sobre a dificuldade de obter o auxílio emergencial do governo
Gabriela Falchi chama atenção para o volume inesperado de pedidos, o que atrasa a operação de socorro tanto na internet quanto na boca do caixa
Mensagem de “cadastro em análise” em modo demorado, aplicativo “Caixa Tem” sem acesso, filas quilométricas na porta de agências bancárias sem a certeza de levar o dinheiro para casa. Esses são alguns dos problemas enfrentados diariamente pela população beneficiária do auxílio emergencial de R$ 600 do governo federal.
Para falar do assunto e tirar dúvidas dos telespectadores, a apresentadora Eva Taucci recebeu no TBC 1 desta quarta-feira, 6, a advogada trabalhista Gabriela Falchi. Segundo ela, o volume de acessos aos sites e aplicativos da Caixa Econômica Federal, a enorme quantidade de análise demandada e a dificuldade do banco em operacionalizar os saques, já que trabalha com um número reduzido de servidores em função da pandemia, explicariam a lentidão.
Site e aplicativo travados
“O governo pensava que havia uma quantidade de trabalhadores informais no país, mas o que se revelou é um contingente muito maior. Isso explica sites e aplicativos da Caixa travados, além do grande número de pessoas nas agências, inclusive de gente que não está lá por causa do auxílio”, comentou sobre os atrasos nos cadastros e operações de pagamento do auxílio.
Respondendo a dúvidas de telespectadores, Gabriela Falchi detalhou os requisitos para ter direito ao auxílio, que contempla trabalhadores informais ou autônomos que perderam suas fontes de renda durante a crise econômica provocada pela pandemia. Ao final, ela respondeu a dúvidas também sobre saques do FGTS para trabalhadores demitidos durante a pandemia.
A íntegra da entrevista está disponível abaixo:
ABC Digital