Missão do Centro de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros é salvar vidas

O COA dá suporte ao atendimento da população em operações de resgate e salvamento; unidade conta com três aeronaves e equipes de socorristas

Clique na imagem para assistir a matéria

O Corpo de Bombeiros conta com o Centro de Operações Aéreas (COA) para dar suporte ao atendimento da população em operações de resgate e salvamento, com três aeronaves e equipes de socorristas que atuam durante 24 horas por dia. Reportagem especial sobre o COA foi exibida no programa O Mundo em sua Casa desta quinta-feira (9), e faz parte de uma série especial sobre Segurança Pública produzida pela TV Brasil Central.

O comandante do COA, tenente coronel Igor Aparecido Alves, reforçou que se trata de um serviço de grande importância para a sociedade, que vem auxiliar naqueles momentos mais difíceis. “Hoje é um grande orgulho para nós dizermos que temos um serviço que funciona praticamente quase todos os dias do ano. Com três aeronaves – um helicóptero e dois aviões -, a gente consegue ter uma manutenção no serviço bem melhor do que há algum tempo atrás”, completou.

Suporte adequado

Segundo o piloto Sandro Resende, o avião é basicamente utilizado para os atendimentos secundários, que são aquelas em que a vítima está em outra unidade de saúde e não têm um suporte adequado. “E a gente vai levá-la para uma unidade de saúde de referência”, explicou.”

O Centro de Operações Aéreas conta com uma área médica, formada por médicos e enfermeiros. A enfermeira Michely Borges disse que o Samu Goiânia faz parte do serviço aeromédico do COA desde o início, através de convênio. “Nós estamos aí participando através de recursos humanos, principalmente enfermeiros e médicos, e com a reposição tanto de materiais quanto de equipamentos”, informou.

Conforme o médico Jessie Cardoso, o próprio serviço aeromédico traz uma capacitação diferente para esses profissionais, porque normalmente eles estão habituados a trabalhar na rua, nas ambulâncias e dentro dos hospitais, e ele já traz uma abrangência um pouco diferente. Uma parte importante do COA é a integração entre as unidades de saúde, estaduais e municipais. Além da Secretaria de Estado da Saúde (SES), o serviço aeromédico funciona a partir de convênios, sendo os quatro principais com os Samu de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis e Senador Canedo.

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo