Mineradora prevê investir R$ 2,8 bilhões e gerar 5,7 mil empregos em Goiás
Em evento realizado na quinta-feira (15) no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, o governador Ronaldo Caiado, acompanhado do vice-governador Daniel Vilela e secretários estaduais, assinou protocolo de intenções com a empresa mineradora Aclara Resources, para implantação de unidade industrial no município de Nova Roma, no Nordeste goiano. O objetivo é a exploração de terras raras, mineral de alto valor usado em várias áreas, em especial no setor automobilístico. Os dirigentes da empresa anunciaram investimentos de R$ 2,8 bilhões e geração de 5,7 mil empregos. A cerimônia foi mostrada no programa O Mundo em Sua Casa desta sexta-feira (16).
“O projeto será implantado em uma das regiões mais carentes de Goiás, sem nenhum impacto negativo, uma vez que será usada tecnologia diferenciada, moderna e eficiente focada na preservação ambiental”, destacou Ronaldo Caiado. Daniel Vilela argumentou que o empreendimento será uma oportunidade ímpar para uma localidade que depende muito do poder público. “A chegada da empresa chilena Aclara vai transformar a realidade de Nova Roma e do Nordeste goiano”, asseverou.
O CEO da Aclara, Ramón Gino Barúa Costa, enfatizou que a empresa, com apoio do governo de Goiás, vai construir um futuro brilhante para o estado, por se tratar de um projeto sustentável e estratégico para a transição energética. O secretário de Indústria e Comércio, Joel Sant’Anna Braga, foi enfático: ‘o que está sendo feito em Goiás é a evolução tecnológica de uma empresa altamente capacitada, para extração e beneficiamento de um mineral de suma importância”. A secretária de Meio Ambiente, Andréa Vulcanis, reforçou a característica ecológica do projeto: “não envolve a abertura de grandes cavas, não haverá barragem de rejeitos e vai empregar tecnologia avançada de extração e processamento”.
ABC Digital