Lutheria e arte visual comandam a pauta do Programa de Quinta

O Programa de Quinta desta semana joga luz na arte milenar da construção e reforma de instrumentos, a lutheria. Junto do guitarrista Fabiano Chagas, participam do programa os luthiers Lucas Campoy e Rafael Gomes. O time de convidados especiais será completado pela artista visual Lucélia Maciel. O Programa de Quinta vai ao ar na TBC às 16 horas e tem reprise nesta mesma quinta-feira (8) às 23 horas. E pode ser conferido ao vivo também pelo canal da Brasil Central no YouTube.

Comandando a parte musical do programa, o guitarrista Fabiano Chagas abre alas para os luthiers Lucas Campoy e Rafael Gomes falarem às apresentadoras Mazé Alves e Graça Torres sobre a arte de construir e consertar instrumentos musicais. Originalmente, o luthier era o artesão que fabricava e consertava apenas alaúdes. Com o tempo, o termo passou a se referir a todo profissional especializado na construção, reparo e manutenção de instrumentos diversos, como violões, violinos, guitarras e percussivos. Campoy e Gomes contam como se tornaram experts no assunto.

Já a artista visual Lucélia Maciel fala de seu trabalho, marcado pelas memórias de sua terra natal na Bahia. Ela discorre ainda sobre o ateliê e escola de artes Sertão Negro, fundado pelo artista Dalton Paula em Goiânia. Mais do que um espaço de criação artística, o Sertão Negro é um quilombo contemporâneo que busca fortalecer a cultura local, valorizar as matrizes africanas e indígenas e promover o intercâmbio entre artistas do Brasil e exterior. Dalton Paula é um dos mais destacados artistas visuais brasileiros nos mercados de arte contemporânea da Europa e Estados Unidos.

ABC Digital

Governo na palma da mão

Acessar o conteúdo