Lançada a Operação Goiás Alerta e Solidário
Foi lançada na última sexta-feira (18), na sede do Corpo de Bombeiros em Goiânia, a Operação Goiás Alerta e Solidário, como mostrou reportagem da TV Brasil Central. Entre as principais ações da operação está o mapeamento das áreas de risco, por meio do qual será possível identificar famílias e regiões com mais chances de sofrerem com tragédias climáticas para a realização de ações preventivas. Também está prevista a distribuição de cestas básicas e equipamentos de infraestrutura, como novas viaturas do Corpo de Bombeiros para atuar em casos de desastres naturais durante o período chuvoso.
A primeira-dama do Estado e coordenadora do programa Goiás Social, Gracinha Caiado, que participou do evento, destacou que a população de baixa renda é a que mais sofre nessas situações e por isso é importante adotar ações preventivas. A Defesa Civil identificou a ameaça de chuvas mais intensas no Estado, principalmente em 62 municípios. Entre eles, Goiânia, Aparecida, cidades das regiões Norte e Nordeste de Goiás e Entorno do Distrito Federal. O número atual de municípios praticamente dobrou em relação ao último período chuvoso.
Segundo o comandante de Operações da Defesa Civil do Estado de Goiás, coronel Pedro Carlos Borges Lira, o alerta é que este período chuvoso vai ser mais intenso do que o anterior, fato que traz preocupação. A operação Goiás Alerta e Solidário vai ser realizada de forma integrada pela Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, prefeituras e órgãos do governo do estado.
ABC Digital