Inteligência artificial, transporte público e debate na TBC em pauta no Boa Noite Goiás

Os impactos sociais da aplicação da inteligência artificial (IA) na vida cotidiana foram o tema do Boa Noite Goiás de terça-feira(13), que recebeu o superintendente de Administração de Dados da Secretaria Geral de Governo, Alaor José da Silva Júnior e o professor do Instituto de Informática da Universidade Federal de Goiás (UFG), Anderson da Silva Soares. Alaor comentou sobre o recente prêmio que Goiás recebeu, como o estado mais digital do Brasil. “Nosso objetivo é trazer essa tecnologia de inteligência artificial para melhorar os serviços oferecidos ao cidadão e para melhorar os processos do governo”. Sobre as mudanças no mercado de trabalho, o superintendente disse que é preciso que os profissionais se reinvente e passem a usar a IA como uma ferramenta para aumentar a sua produtividade. “Algumas profissões vão ter que ser remodeladas. Uma coisa é fato: a pessoa vai ser substituída não pela inteligência artificial, mas por alguém que sabe utilizar a inteligência artificial”, pontuou. O professor Anderson, que coordena o curso de IA na UFG relatou sobre o pioneirismo do estado. “Goiás é a grande referência nacional no tema inteligência artificial por causa dos resultados do CEIA – Centro de Excelência em Inteligência Artificial, que funciona na UFG e que foi idealizado em parceria com o estado em 2019. Hoje, a gente atende mais de 60 empresas do país todo que vem consumir tecnologia aqui”.

O presidente da Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC), Murilo Ulhôa, foi o entrevistado do Boa Noite Goiás de quarta-feira (14). Ele falou sobre os investimentos promovidos na área. “Estamos enfrentando uma nova realidade, realidade de investimentos, de troca de frota, tarifação flexível, revitalização dos principais eixos e dos abrigos de ônibus. Estamos atacando todas as frentes do transporte público. Esse trabalho tem prazo para terminar, que é início de 2026”, explicou. Ele comentou também sobre a modernização das plataformas do Eixo Anhanguera e do BRT Norte-Sul e nova frota de ônibus convencionais e elétricos. “O transporte é um direito social, como educação e saúde. E tem que ter o investimento do poder público para que este possa exigir qualidade”, resumiu.

O debate entre os candidatos à prefeitura de Goiânia, que será promovido pela TV Brasil Central na próxima segunda-feira (19), foi o tema principal do Boa Noite Goiás de quinta-feira (15). O programa recebeu o advogado eleitoral e presidente do Instituto Goiano de Direito Eleitoral, Danilo de Freitas e o diretor de Teleradiodifusão da Agência Brasil Central, Rafael Vasconcelos, que falaram das regras do evento e também sobre a legislação geral para o período. Rafael falou sobre o formato do programa em que os candidatos serão os protagonistas. “Será um debate muito intenso, em que eles poderão colocar suas questões diretamente ao oponente, sem pergunta de jornalista ou telespectador: é cara a cara”. Danilo exaltou a formulação da sabatina e também pontuou a importância da escolha consciente dos eleitores. “É uma inovação o que a TV Brasil Central está fazendo na formatação desse debate, porque tira o engessamento de estúdio, que você tem a pergunta específica”, ressaltou.

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo