INSS inicia projeto piloto da prova de vida virtual
Gerente do órgão em Anápolis, Katianne Barbosa explicou no TBC 1 que apenas segurados convidados participarão agora do novo processo
Anualmente, o segurado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) precisa comprovar que está vivo para continuar recebendo seu benefício. É a chamada prova de vida, que antes da pandemia era realizada presencialmente na agência onde a pessoa recebe sua aposentadoria ou outro benefício.
Com a pandemia, o governo federal suspendeu a prova de vida presencial e adiou o corte de pagamento por esse motivo até o final de setembro. Agora, o INSS lançou um projeto piloto para realizar a prova de vida de forma virtual, por meio de aplicativos de celular. Em entrevista ao telejornal TBC 1 nesta quinta-feira, 20, a gerente executiva do INSS em Anápolis, Katianne Alves Barbosa, explicou como vai funcionar o sistema.
Segundo ela, inicialmente serão apenas beneficiários convidados a testar o sistema, o que num primeiro momento deve envolver cerca de 500 mil pessoas no país que tenham Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e registro no TSE (Tribunal Superior Eleitoral). O convite será feito via mensagem de celular (SMS), pela Central Telefônica 135 do órgão ou por email oficial.
“Ao receber o convite do INSS, é necessário que a pessoa baixe os aplicativos Meu INSS e Gov.br para realizar os procedimentos necessários para a prova de vida virtual”, disse a gerente do órgão enfatizando que apenas os beneficiários convidados farão o teste de forma eletrônica por enquanto. Para evitar fraudes, disse Katianne à apresentadora Michelle Bouson, o beneficiário deve ficar atento à originalidade do convite que receberá do órgão.
“O INSS nunca pede informações confidenciais do segurado, não pede número de benefício, número de conta ou coisa do tipo. Na mensagem para a prova de vida que chegará só constará um texto informando que ele foi convidado a participar e que para isso deve acessar o link informado”, disse acrescentando que o único número do INSS para este convite que chegará por mensagem de celular é o 28041.
Caso o beneficiário tenha dúvida ou queira confirmar o convite, ele pode ligar na Central 135 do órgão. A gerente do INSS em Anápolis terminou informando que quem não for convidado agora para participar da prova de vida virtual, não precisa se preocupar porque não haverá corte de benefício por falta de qualquer prova de vida até o dia 30 de setembro.
Confira a entrevista completa:
ABC Digital