Inaugurada obra que amplia abastecimento de água em Goiânia e Região Metropolitana
O governo de Goiás, por meio da Seneago, inaugurou na segunda-feira (22) as obras de ampliação do sistema de abastecimento de água de Goiânia e Região Metropolitana, mais precisamente a integração do reservatório do João Leite ao Centro de Reservação Vila Cristina. Com isso, a água captada e armazenada no João Leite vai reforçar o abastecimento de bairros do Norte e do Sudoeste da capital e também de Aparecida de Goiânia. A cerimônia teve a presença do vice-governador Daniel Vilela, do presidente da Saneago, Ricardo Soavinski e do prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, com cobertura especial da TV Brasil Central.
“Já faz algum tempo que a Saneago conseguiu estabilizar essa condição hídrica em Goiânia e agora vai garantir o abastecimento da capital e Aparecida de Goiânia de forma plena. São investimentos feitos agora que já vislumbram a expansão urbana da Região Metropolitana nos próximos anos”, enfatizou o vice-governador. A estrutura denominada de Conexão Cristina tem 5,3 quilômetros de adutora em ação carbono, com controle automatizado. A reservação é de 10 milhões de litros de água. Os investimentos nesta etapa somaram R$ 72 milhões.
Ricardo Soavinski classificou a entrega como um marco. “Trata-se de uma obra de grande porte, pensada para o futuro e para os desafios climáticos. Hoje temos uma estrutura capaz de bombear mais de 2 mil litros por segundo, garantindo o equilíbrio e a estabilidade do abastecimento em Goiânia e Região Metropolitana”, enfatizou. Soavinski comemorou também o Prêmio Casos de Sucesso 2025, concedido pelo Instituto Trata Brasil, que reconheceu Goiânia como a melhor capital do Brasil no Ranking do Saneamento 2025.
ABC Digital


