Hospital do Câncer inaugura novas instalações

O Hospital de Câncer Araújo Jorge, unidade de referência no tratamento do câncer em Goiás e que funciona em Goiânia, contava com nove salas de cirurgia. Após passar por reforma e ampliação, a unidade passa a ter 11 salas, todas estruturadas e modernas, com capacidade para realizar cirurgias de média e alta complexidade. Foi o que mostrou reportagem exibida no programa O Mundo em Sua Casa desta terça-feira (26).

Segundo o presidente da Associação de Combate ao Câncer, Jales Benevides, o Sistema Único de Saúde (SUS) não remunera a integralidade do tratamento, por isso foi necessário ampliar as instalações do hospital, e através das emendas parlamentares, as salas cirúrgicas receberam equipamentos de altíssima qualidade para poder ajudar os pacientes no tratamento oncológico cirúrgico. O hospital realiza por mês mais de 770 procedimentos cirúrgicos. Com a ampliação, haverá o crescimento de, pelo menos, 25% nas cirurgias mensais.

O Araújo Jorge é o único centro de alta complexidade em oncologia em Goiás. Está entre as cinco instituições que mais realizam cirurgias pelo SUS no Brasil. Por ano, faz 8.881 procedimentos. A expectativa é aumentar este número para mais de 14 mil procedimentos. O procurador-geral do Estado, Cyro Peres, disse que o Ministério Público Estadual colaborou com recursos oriundos de acordos realizados com pessoas que cometeram crimes e práticas ilícitas. Em seu pronunciamento, o governador Ronaldo Caiado parabenizou a diretoria e os profissionais de saúde do Araújo Jorge. “Porque vocês foram os únicos, durante esses anos todos, que suportaram toda a demanda de pacientes de câncer no Estado de Goiás”, enfatizou.

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo