HGG já realizou 50 transplantes de fígado

O hospital é a única unidade de saúde de Goiás preparada para realizar esse tipo de procedimento, que é uma cirurgia delicada e complexa do ponto de vista técnico

O transplante de fígado de número 50 do Hospital Estadual Geral de Goiânia Dr. Alberto Rassi, (HGG) foi realizado no dia 4 de janeiro último. Reportagem veiculada no Boa Noite Goiás desta terça-feira (16) informou que a paciente transplantada foi a dona de casa de Rio Verde, Adriana Avelar. Ela sofria há sete anos com uma cirrose biliar e agora espera voltar a ter uma vida normal. A fila para transplante hepático não é grande. Mas segundo o médico diretor do serviço no HGG, Claudemiro Quireze, é uma cirurgia delicada, principalmente pelo estado crítico dos pacientes, além de ser complexa do ponto de vista técnico.

O HGG é a única unidade de saúde do Estado preparada para realizar esse tipo de procedimento, que é a última esperança para quem tem uma doença terminal do fígado. Isso reforça a importância de ser um doador e informar a família sobre esse desejo. “Oitenta e cinco por cento dos nossos doadores são jovens que estão na quarta década de vida, têm morte violenta e são oriundos dos nossos hospitais estaduais de urgências. Então, são essas pessoas que salvam os pacientes que aguardam em lista”, disse Claudemiro Quireze.

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo