HGG avança na realização de transplantes de medula em Goiás
O avanço dos transplantes de medula óssea realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Goiás foi tema de uma reportagem da TV Brasil Central. O Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG) tem se destacado pelos resultados alcançados desde abril deste ano, quando passou a realizar os procedimentos, já somando dezenas de transplantes bem-sucedidos.
O transplante de medula óssea pode ser feito de forma autóloga, com células-tronco do próprio paciente, ou alogênica, com células de um doador compatível. Profissionais também destacaram a importância da doação de sangue e plaquetas para a recuperação dos pacientes. “Se faltar sangue ou plaqueta, a gente pode ter outras complicações maiores”, alertou a enfermeira do HGG, Beatriz de Moura.
Segundo a equipe do hospital, Goiás se tornou referência nesse tipo de procedimento. “Desde abril, quando realizamos o primeiro transplante, já fizemos 43 transplantes de medula óssea, com altíssima taxa de sucesso, todos pelo SUS”, informou o médico Frederico Sadi. Em dezembro, uma campanha nacional incentiva o cadastro de novos doadores de medula. Para participar, é necessário ter entre 18 e 35 anos, estar saudável e procurar o hemocentro para a coleta de uma pequena amostra de sangue, que será analisada para compatibilidade.
ABC Digital


