Hecad oferece atendimento na área da saúde mental para crianças

A unidade de saúde faz alerta para importância dos cuidados com os pequenos, como parte da campanha Janeiro Branco

A campanha Janeiro Branco busca alertar sobre a importância dos cuidados com a mente e a necessidade do bem-estar emocional. Por meio da iniciativa, diversas ações foram realizadas ao longo deste mês, em várias unidades de saúde. O Hospital da Criança e Adolescente (Hecad) presta atendimento especializado e acolhe crianças e jovens com distúrbios relacionados à saúde mental. 

A queda do rendimento escolar; regressões no desenvolvimento, mudanças bruscas de comportamento e humor; agressividade, medo e tristeza sem razões aparentes; dificuldade para dormir e falta de apetite são alguns aspectos que exigem atenção nas crianças. A médica pediatra Joyce Martins, em entrevista para a equipe da TV Brasil Central nesta terça-feira (30), orienta que os responsáveis devem procurar ajuda para lidar com essas situações. “É importante que assim que os pais reconheçam os primeiros sinais e sintomas já procurarem atendimento. É importante que comece o mais precocemente possível”, explicou. 

Michelly Alves, psicóloga que também atende no Hecad, alerta que o problema na infância pode gerar graves consequências no futuro. “Quando a gente não inicia um tratamento adequado, pode ser que leve a um final muito trágico para os nossos pequenos”, analisou. O Hecad realiza cerca de 70 atendimentos mensais relacionados a saúde mental para casos de ansiedade, depressão e vítimas de exploração sexual em crianças e adolescentes. 

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo