Governo lança e-Goiás para ampliar serviços digitais nos municípios
O Estado de Goiás ocupa o segundo lugar no País em serviços públicos digitalizados quando se trata da administração estadual. Mas nos municípios, o índice ainda é baixo, com média de apenas 30% de digitalização. Para mudar essa realidade, o governo estadual, por meio da Secretaria de Ciência, Tenologia e Inovação (Secti), lançou na quarta-feira (15) o programa e-Goiás que, neste primeiro eixo tem como objetivo apoiar, fomentar e acelerar a transformação digital nos municípios, como mostrou O Mundo em Sua Casa desta quinta-feira (16).
O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Neto, explica que o programa vai atuar em três frentes, sendo que os municípios serão estimulados a abrirem seus desafios e necessidades para que o estado contribua na busca de solução. “Vamos chamar startups (empresas inovadoras) e centros de pesquisa para que ajudem a resolver as demandas dos municípios”, enfatizou ele. Além disso, o estado vai compartilhar dados e informações aos municípios como forma de ampliar a oferta de serviços digitalizados aos cidadãos.
Apoio essencial
Representando os municípios no lançamento do e-Goiás, o prefeito de Itauçu, Clayton Pereira, que também é vice-presidente da Associação Goiana dos Municípios (AGM), disse que as dificuldades estão “na ponta” e, por isso, o auxílio do Estado para resolver as dificuldades visando a população é essencial. “Não podemos ficar parados no tempo. O futuro é digital e os prefeitos estão de mãos dadas com o governo para prestar um serviço de qualidade à população goiana”, asseverou ele.
A superintendente de Transformação Digital da Secti, Vânia Bareicha, reforça que a ampliação dos serviços digitais nos municípios “vai garantir benefícios às pessoas que ganharão tempo e agilidade em setores como saúde, educação, expedição de documentos e outros”, disse. A iniciativa vai fortalecer a Rede Estadual de Transformação Digital que consiste no compartilhamento de conhecimento e experiências entre todos os municípios. Até agora, 48 cidades já fazem parte do programa, mas a meta é contemplar 70 municípios até o fim deste ano e chegar aos 246 municípios de Goiás até 2026.
ABC Digital