Governo Estadual moderniza e amplia ferramentas de atendimento aos cidadãos

Dioji Ikeda, superintendente de Gestão do Atendimento ao Cidadão da Secretaria da Administração, destaca reestruturação do Vapt Vupt e criação da plataforma Expresso, de atendimento digital

Desde que assumiu o Governo do Estado, em 2019, o governador Ronaldo Caiado e sua equipe atuam com determinação para modernizar e ampliar a prestação de serviços aos cidadãos goianos, com rapidez e eficiência. Tanto que promoveu completa reestruturação dos Vapt Vupt, criou novas unidades e faz investimentos em capacitação e modernização da estrutura física, com aquisição de equipamentos e melhorias físicas. A grande inovação, contudo, foi a criação e implementação do Expresso, plataforma de atendimento digital que já pode ser acessada pelas pessoas em todo o Estado, pela qual as pessoas podem ter muitas de suas demandas atendidas rapidamente, sem necessidade de deslocamento.

Essas medidas que modernizaram e ampliaram o atendimento aos cidadãos foram destacadas na quarta-feira, 30, pelo superintendente de Gestão do Atendimento ao Cidadão, Dioji Ikeda, durante entrevista ao programa Boa Noite Goiás. “Temos em funcionamento 71 unidades presenciais do Vapt Vupt, espalhadas por 55 municípios, responsáveis pelo atendimento presencial de mais de 600 mil pessoas por mês, mesmo considerando a pandemia que acabou reduzindo a busca por serviços presenciais”, enfatizou Dioji Ikeda.  

Um dos aspectos destacados pelo superintendente é o resultado do sistema de agendamento, implantado no Vapt Vupt inicialmente em dois serviços – Carteira de Identidade e Carteira de Trabalho – mas que, com a pandemia foi estendido para todos os serviços. “O sistema de agendamento retirou o cidadão da fila, porque antes ele se dirigia ao Vapt Vupt e às vezes levava uma manhã ou uma tarde para resolver seu problema. Com o agendamento, ao chegar ao local, cerca de dez minutos depois ele já está sendo atendido”, afirmou. Vale destacar que idosos com 60 anos e mais que já receberam as duas doses da vacina contra a Covid-19 não precisam fazer agendamento para serem atendidos. Para agendar, basta acessar www.vaptvupt.go.gov.br e também www.expresso.go.gov.br.

Expresso

Implementado efetivamente há pouco mais de um mês, o Expresso tem revolucionado o atendimento ao cidadão. Conforme Dioji Ikeda, trata-se de uma ferramenta moderna, que utiliza as facilidades do mundo digital para acelerar o atendimento às pessoas. “O Expresso, desenvolvido por meio da parceria da Secretaria da Administração com a Secretaria de Desenvolvimento e Inovação, oferece atualmente 82 serviços de diversos órgãos do Governo Estadual, que podem ser acessados no site www.expresso.go.gov.br. E também pode baixar o Aplicativo Expresso Goiás no celular”, reforçou Ikeda.

Além disso, o Estado instalou totens do Expresso em vários pontos em Goiânia e Aparecida, os chamados balcões Expresso, onde as pessoas têm os serviços à disposição e contam com ajuda para fazer as operações. O próximo passo é instalar o serviço em 30 municípios e em breve estender o atendimento a todos os municípios, prioritariamente naqueles que não têm unidades do Vapt Vupt. Dioji Ikeda informou que pouco mais de um mês após a implementação do Expresso já foram registrados mais de 600 mil atendimentos. Nas unidades do Vapt Vupt, o índice de satisfação dos usuários varia de 94% a 95% e há um esforço no sentido melhorar ainda mais os processos de prestação de serviços.

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