Governo Estadual avança na modernização do transporte público
Com o início da substituição dos ônibus convencionais por ônibus elétricos, autoridades do Governo do Estado aceleram os preparativos para operacionalização do novo sistema de transporte coletivo pela Metrobus em Goiânia e Região Metropolitana. Isso porque serão usadas novas ferramentas de controle operacional e disponibilizada nova gama de serviços que exigem capacitação e treinamento dos profissionais envolvidos. Reunião com esse objetivo foi realizada na terça-feira (2), como mostrou o programa O Mundo em Sua Casa desta quarta-feira (3).
O presidente da Metrobus, Francisco Caldas, explicou que até o fim deste mês deverá entrar em operação o primeiro ônibus elétrico da frota que vai circular no Eixo Anhanguera. “É uma transição que precisa ser implementada com muito cuidado, já que inclui tecnologia diferente e nova plataforma de serviços, o que vai garantir melhorias sensíveis para os usuários e potencializar todo o sistema de transporte coletivo da capital e Região Metropolitana”, enfatizou.
O representante da empresa israelense Optibus, Ronen Avraham, que assessora o Governo de Goiás no processo de modernização da frota, esteve presente no encontro. “Os ônibus elétricos têm muitas vantagens porque não emitem gases para o meio ambiente, é muito mais silencioso para os passageiros e tem manutenção mais barata”, disse ele. Já o sub-secretário de Políticas para Cidades e Transportes, Miguel Ângelo Princinote, esclareceu que a ideia é trazer experiência para a Metrobus e para o sistema integrado da Região Metropolitana, para quando tiverem a frota toda em funcionamento, o aprendizado seja mais rápido.
ABC Digital