Governo Estadual anuncia escolas municipais vencedoras do Prêmio Leia 2023
Em encontro realizado em Goiânia na quinta-feira (25), o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação, anunciou as 150 escolas municipais vencedoras do Prêmio Leia 2023, iniciativa que tem como objetivo garantir a alfabetização de alunos até o segundo ano do ensino fundamental, no âmbito do Programa AlfaMais. O evento, que teve a presença do governador Ronaldo Caiado, da secretária da Educação, Fátima Gavioli, de autoridades dos municípios, profissionais da Educação e dirigentes de instituições parceiras, foi mostrado no programa O Mundo em Sua Casa desta sexta-feira (26).
“O resultado é o que todos desejamos, que as crianças saibam ler no segundo ano do ensino fundamental, para que possam, a partir daí, acompanhar os conteúdos ministrados nas escolas com melhor aproveitamento”, ressaltou Ronaldo Caiado. Ele também disse que o nível de autoestima das escolas com esse prêmio é impressionante. “A construção de tudo isso dependeu das pessoas que vieram nos ajudar”, enfatizou o governador, ao agradecer o empenho das escolas, prefeituras e demais parceiros do programa. Atualmente, 66% das crianças são alfabetizadas na idade certa.
Premiação
Cada uma das unidades vencedoras do Leia 2023 vão receber R$ 80 mil. A entrega está programada o dia 16 de maio. O ranking das selecionadas é baseado no Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás (Saego-Alfa), que reúne informações sobre os níveis de proficiência dos estudantes matriculados no segundo ano do ensino fundamental da rede pública. Além de premiar as escolas com melhor desempenho, o programa apoia outras 150 escolas que têm dificuldades em alcançar a meta.
O Programa AlfaMais Goiás, criado em 2021, tem como objetivo fortalecer a parceria entre estado e municípios. A iniciativa já alcançou mais de 300 mil crianças nos 246 municípios goianos, com investimento de R$ 58 milhões do Governo de Goiás. A iniciativa conta com o apoio de empresas e entidades parceiras como Instituto Natura, Instituto Unibanco, Instituto Sonho Grande e Associação Bem Comum.
ABC Digital