Governo de Goiás lança Centro de Excelência em Tecnologia e Inovação em Saúde

O governo de Goiás lançou nesta segunda-feira (14), o Centro de Excelência em Tecnologia e Inovação em Saúde (CETI-Saúde). O local tem objetivo de se tornar referência no desenvolvimento de pesquisas e novas tecnologias na área da saúde, com foco na produção de vacinas. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria Estadual da Saúde, a Fundação de Amparo à Pesquisa de Goiás (Fapeg) e a Universidade Federal de Goiás (UFG), que irá sediar o projeto.

O secretário de Estado de Saúde, Razível Santos, em entrevista para o jornalismo da Brasil Central, falou da importância de descentralizar a produção de vacinas. “A gente vê a produção de vacinas concentrada muito na Índia, os insumos para a produção de vacinas também sendo produzido somente em países estrangeiros. A gente acaba se tornando refém de um outro país que domina essa tecnologia”, explicou.

Durante a solenidade de lançamento realizada no Hub Goiás, também foram abertos três editais destinados a pesquisas na saúde, que somam R$ 7,6 milhões. Mais R$ 14 milhões foram investidos na estruturação do CETI-Saúde. “Esse Centro é uma estratégia muito inovadora que vai juntar a pesquisa, a ciência, a inovação e assistência à saúde, através da gestão do SUS, a Secretaria de Saúde do Estado e a Secretaria de Tecnologia e Invocação, para tentar avaliar da melhor forma com novas tecnologias que estão chegando podem ser melhor utilizadas e incorporadas no SUS para a melhoria da condição de saúde da população.”, explicou a professora Cristiana Maria Toscano, coordenadora-geral do projeto, e do Núcleo de Avaliação de Tecnologias da UFG.

ABC Digital

Governo na palma da mão

Acessar o conteúdo