Governo de Goiás investe R$ 12 milhões no Centro de Excelência em Inteligência Artificial

Projeto é desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG) e busca desenvolver tecnologias que possam impactar o setor econômico do Estado

O Governo de Goiás está investindo em pesquisas tecnológicas. Foram destinados R$ 12 milhões ao Centro de Excelência em Inteligência Artificial, projeto desenvolvido por meio de parceria entre a Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeg) e a Universidade Federal de Goiás (UFG).

O presidente da Fapeg, Robson Domingos Vieira, explicou as prioridades e os setores que estão sendo beneficiados com as pesquisas desenvolvidas pelo Centro de Excelência em Inteligência Artificial, durante entrevista concedida nesta segunda-feira, 9, ao programa O Mundo em sua Casa.

Tecnologias Exponenciais

De acordo com Robson Domingos, no início a preocupação foi preparar Goiás para o que o setor chama de “tecnologias exponenciais”, que são aquelas tecnologias que realmente impactam o setor econômico. “Criamos esse Centro de Excelência para poder fazer pesquisa aplicada e tentar acelerar a inserção dessa tecnologia nas indústrias goianas e no Governo, e tentar fazer a aproximação também desses conceitos de inteligência artificial com a população, aumentar um pouco mais o conhecimento goiano sobre o que é a Inteligência Artificial e quais são seus objetivos”, afirmou.

Indagado sobre quais setores estão sendo beneficiados em Goiás com essas soluções tecnológicas desenvolvidas no Centro de Excelência, o presidente da Fapeg disse que existem projetos na área da segurança. Também citou projetos dentro da própria Plataforma Expresso, lançada recentemente pelo Governo do Estado, com a utilização da Inteligência Artificial para promover uma maior interação com o cidadão. Acrescentou que está crescendo a utilização da IA dentro das empresas goianas.

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo