Governo de Goiás inaugura parque em homenagem ao povo judeu
Parque recebeu o nome de Am Israel Chai, que significa O Povo de Israel Vive
Foi inaugurado nesta quarta-feira (28), dentro da sede do Detran, em Goiânia, o Parque Am Israel Chai (O povo de Israel vive), com o plantio de 1.200 árvores. O governador Ronaldo Caiado assinou dois acordos de cooperação com o governo de Israel, um garantindo a luta pelo respeito ao povo judeu. E o outro sobre a utilização da tecnologia para ações e projetos do Governo de Goiás, conforme mostrou reportagem exibida no programa O Mundo em Sua Casa desta quinta-feira (29).
O presidente do Detran-GO, Valdir Soares lembrou que a área era um parque abandonado, cheio de carcaças de carros, que foi revitalizada e vai virar um local de visitação internacional. As árvores plantadas são nativas do Cerrado, com exceção de uma oliveira, que veio de Israel. “Isto aqui é sim uma homenagem ao povo judeu, especialmente às 1.200 vítimas que foram barbaramente assassinadas sem o menor direito à defesa”, disse o governador sobre o ato de inauguração do parque, numa alusão ao ataque terrorista do grupo Hamas, ocorrido em 19 de outubro do ano passado.
Para o embaixador de Israel, Daniel Zonshine, plantar árvore é um ato que fica com o tempo e significa uma mensagem de otimismo para o futuro, e contribui para tornar a tragédia que aconteceu em uma coisa mais positiva, com uma visão para o futuro. O governador Ronaldo Caiado fez questão de pedir desculpas ao povo de Israel pela fala do presidente Lula, que comparou os conflitos que acontecem na Faixa de Gaza ao Holocausto de judeus ocorrido na Segunda Guerra Mundial.
ABC Digital