Governo de Goiás estimula e financia a realização de eventos culturais

Atividades como Cavalhadas, produções teatrais, festivais de música e cursos de formação cultural ganharam força em 2023, com incentivos financeiros disponibilizados pela Lei Goyazes

O segmento cultural goiano registrou grande movimentação ao longo de 2023, graças ao incentivo e apoio financeiro do Governo de Goiás, recursos que beneficiaram produtores, artistas e organizadores de eventos e, o que é melhor, atraindo milhares de pessoas que tiveram acesso gratuito aos espetáculos. Em reportagem veiculada pela TV Brasil Central nesta segunda-feira (8), a superintendente de Fomento e Gestão Cultural da Secretaria Estadual de Cultura, Raíssa Coutinho, informou que, no ano passado, foram investidos cerca de R$ 40 milhões na cultura em Goiás, por meio da Lei Goyazes.

Durante a pandemia, o setor cultural goiano enfrentou muitas dificuldades, mas no ano passado foi retomado com força em todo o Estado. “Do total de recursos investidos, dezenas de projetos já foram executados, outros estão em andamento e alguns ainda serão realizados em 2024”, explicou Raíssa Coutinho. Dentre os principais eventos estão as Cavalhadas em vários municípios goianos, com ênfase para as Cavalhadas de Pirenópolis; além do Canto da Primavera e Canto da Primavera Kids, também em Pirenópolis.

Reconhecimento 

O ator, produtor e diretor da Sem Nome Companhia de Teatro, Norval Berbari, destacou a importância do incentivo do Governo Estadual ao segmento cultural. “É fundamental fortalecer esse mecanismo de apoio ao setor cultural que permeia todos os tipos de manifestações culturais, contemplando todos os segmentos da sociedade”, enfatizou ele, acrescentando que a peça teatral executada pela Sem Nome está sendo levada a várias cidades goianas. 

O secretário de Cultura de Pirenópolis, Ronaldo Félix, agradeceu o estímulo proporcionado pelo Governo Estadual, ressaltando que Pirenópolis foi contemplada de várias formas em 2023. “Tivemos condições de realizar as Cavalhadas e os grandes festivais de música, além de ofertar diversos cursos na área de artes e também colocar em funcionamento o teatro de Pirenópolis, que ficou por muitos anos fechado”, arrematou.

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo