Governo adota medidas urgentes de prevenção e controle da dengue

Número de casos teve crescimento significativo nos últimos dias, o que levou a Secretaria Estadual da Saúde (SES) a instalar um Gabinete de Crise e adotar medidas para conter o avanço da doença

Em todo o Estado de Goiás, 91 municípios, dentre eles a capital, Goiânia, estão classificados como de alto risco para a dengue, em decorrência do crescimento acelerado do número de casos neste início de ano, incluindo o registro de uma morte confirmada e outras duas em fase de investigação. O problema começou a se agravar ainda nos últimos meses de 2023 e piorou agora em janeiro, mês em que já foram registrados mais de 1.400 casos da doença, com uma morte confirmada e outras duas em investigação, conforme reportagem veiculado no programa O Mundo em Sua Casa desta terça-feira (23).

“A situação é muito preocupante e temos de agir para reverter o quadro”, afirmou o secretário da Saúde, Sérgio Vêncio, em entrevista à Brasil Central. Ele acrescentou que medidas urgentes estão sendo tomadas com este objetivo, dentre elas a aquisição de medicamentos, aquisição de soro, compra de cadeiras para aplicação da infusão de soro, aquisição de tendas em parceria com Corpo de Bombeiros para atendimento nos municípios e mobilização da Defesa Civil para auxiliar no combate ao mosquito da dengue.

Gabinete de Crise 

O superintendente de Planejamento da Secretaria de Saúde, Rasível dos Reis, explicou que a SES criou o Gabinete de Crise que tem a missão de assumir a gestão contínua da situação da dengue em Goiás, verificando os municípios mais afetados, a solução de problemas relacionadas ao quantitativo de demandas, a taxa de ocupação dos leitos dos hospitais e até mesmo o acometimento, pela doença, das equipes médicas e de atendimento. 

A população também é chamada a colaborar para conter o avanço da dengue, tomando medidas e cuidados para evitar a proliferação do mosquito transmissor, em especial não deixar vasos e outros recipientes com água parada. Em Goiânia, pessoas ouvidas pela reportagem criticaram o descaso da prefeitura quanto ao acúmulo de lixo a matagal nos lotes baldios, que acabam favorecendo a presença do inseto.  

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo