Goiás terá programa inovador nas áreas de mineração e agricultura
O governo de Goiás, por meio da Secretaria da Indústria e Comércio (SIC), em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape) da Universidade Federal de Goiás (UFG) e da empresa Tratto Agro, lançou na segunda-feira (12) o Programa Goiano de Remineralizadores (Prorem-GO), cujo objetivo é unir esforços públicos e privados para o desenvolvimento de práticas sustentáveis de exploração e produção de minerais para uso na agricultura.
Até o fim de 2025, o estado vai investir R$ 20 milhões do Tesouro Estadual em novas tecnologias de exploração mineral para a obtenção de insumos capazes de alavancar ainda mais a agricultura, além de reduzir custos com importação de fertilizantes e contribuir para a preservação ambiental. O anúncio do programa foi mostrado em reportagem do programa TBC News de segunda-feira (12).
Viabilizada pela SIC, a iniciativa busca responder à crescente demanda do agronegócio e da agricultura familiar por novos insumos agrícolas alternativos, com destaque para remineralizardores de solo, que são micronutrientes encontrados em rochas que, uma vez processadas, impulsiona a produção agrícola.
Potencial de Goiás
O pesquisador da Embrapa Cerrados, Éder Martins, é um dos responsáveis pela pesquisa que desenvolveu as tecnologias dos remineralizadores de solos. Presente no lançamento do Prorem-GO, ele disse que esse programa vai contribuir para a diminuir as importações de produtos para a agricultura. Éder também argumentou que Goiás é um estado muito rico em rochas que contêm silício, cálcio, magnésio e potássio, com possibilidade de se obter 65 novos produtos destinados à agricultura.
A professora da UFG Eliana Brasil, coordenadora do Nuclisolos, elenca as duas vertentes principais do referido programa: desenvolvimento das investigações científicas inovativas que demonstrem a eficácia dos remineralizadores goianos com a comprovação da sua eficiência agronômica e no avanço do conhecimento da potencialidade da geologia do Estado de Goiás, no âmbito da multidisciplinariedade. “Os remineralizadores representam a base da agricultura regenerativa, por serem insumos de alta performance”, concluiu ela.
ABC Digital