Goiás tem melhor rede pública no ensino médio do País

A rede pública estadual de Goiás atingiu a melhor nota do País no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), referente ao ensino médio de 2023. O resultado foi divulgado nesta quarta-feira (14) pelo Ministério da Educação e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A TV Brasil Central acompanhou a entrevista coletiva concedida à imprensa sobre o tema no Palácio das Esmeraldas, onde o governador participou com medalha de ouro no peito.

“O desafio agora é continuar o que nós, modéstia à parte, já pavimentamos para termos os resultados de 2024, 2025, 2026. Cada vez num processo mais ascendente e de maior qualificação, do ponto de vista educacional dos nossos jovens”, afirmou o Caiado. Ele comemorou ao som de marchinha, numa espécie de Carnaval fora de época. Estar em primeiro lugar no Ideb, foi uma das principais metas do governador e o estado obteve a média 4,8 no ensino médio.

Celebração

Outro motivo para celebração na Educação de Goiás foi o fato de o estado ter obtido a primeira posição nas últimas séries do ensino fundamental, com notas 5,5, ao lado de Ceará e Paraná. O levantamento do ensino fundamental foi feito pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), e foi aplicado em outubro do ano passado.

Segundo a secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, houve muito investimento (pedagógico, metodológico e de equipamentos). As escolas foram reformadas e muitas unidades de ensino que não tinham capacidade energética tiveram o problema resolvido nesse período. “Cada vez que você faz esse movimento, você motiva quem está na escola”, ressaltou ela.

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo