Goiás Social Mulher contabilizou mais de 156 mil atendimentos
Mais de 156 mil atendimentos foram realizados na primeira edição do Goiás Social Mulher, iniciativa organizada pelo Gabinete de Políticas Sociais do Governo de Goiás no período de 4 a 9 deste mês na Praça Cívica, em Goiânia, em comemoração ao Mês da Mulher. O evento contou com as parcerias de 15 órgãos do Governo Estadual, garantindo a oferta de 40 tipos de serviços gratuitos em um único local. Conforme a Secretaria de Desenvolvimento Social mais de 200 mil pessoas passaram pelo local, conforme mostrado no programa O Mundo em Sua Casa desta segunda-feira (11).
“Podemos dividir as ações do Goiás Social Mulher em três grandes blocos: direitos básicos das pessoas, transferência de renda e superação econômica”, explicou o secretário de Desenvolvimento Social, Wellington de Lima. No primeiro caso, foram realizados serviços como expedição de documentos, aplicação de vacinas, atendimentos na área da beleza e da saúde. Já na transferência de renda, o foco foram os programas sociais como Mães de Goiás, Dignidade, Goiás por Elas e outros. Finalmente, na questão econômica, os atendimentos foram direcionados para cursos de capacitação e oferta de crédito, favorecendo a busca por emprego e/ou crédito para empreendedorismo.
O assistente do Gabinete de Políticas Sociais, Wilson Baleeiro, destacou a assistência em saúde como uma das mais importantes ações. “Muitas mulheres fizeram exames preventivos de câncer como mamografia, diagnóstico para detecção de HIV, sífilis, hepatite e Doenças Sexualmente Transmissíveis, minimizando o problema da fila de espera que pode demorar até um ano para que esses exames sejam realizados”, asseverou ele. Ainda durante o evento foram doadas cadeiras de rodas, andadores, bengalas, fraldas, enxovais e leites especiais para bebês.
ABC Digital