Goiás sedia Fórum Nacional de fomento à inovação e cooperação em soluções tecnológicas

O estado de Goiás sedia desde terça-feira o 70º Fórum Confederação Nacional de Fundações de Amparo à Pesquisa + Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência, tecnologia e Inovação (Confap + Consecti), evento que tem como objetivo discutir investimentos em pesquisa, fortalecer as estruturas de fomento à pesquisa e trocar experiências alcançadas com tecnologias capazes de garantir o desenvolvimento socioeconômico dos estados e dos municípios. O evento, que também é comemorativo dos 20 anos da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de Goiás (Fapeg), foi aberto oficialmente na quarta-feira (3) no auditório do Hub Goiás e vai até o final da tarde desta quinta-feira (4). A TV Brasil Central marcou presença na abertura dos trabalhos.

Conforme o chefe de gabinete da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de Goiás (Fapeg), Henrique Trancoso, o Fórum é de suma importância para fortalecer e alavancar ainda mais os investimentos em pesquisa e inovação, na busca de eficiência tecnológica. “Goiás está presente aqui com dez centros de excelência, iniciativa que é uma política pública de Goiás. É a oportunidade de mostrar para os dirigentes de Fundações de Amparo à Pesquisa que os avanços tecnológicos alcançados aqui já são reconhecidos internacionalmente e, no Brasil, mais de 100 milhões de pessoas já tiveram contato com as soluções inovadoras desenvolvidas no estado”, enfatizou ele.  

Goiás na dianteira

O presidente do Confap, Márcio Pereira, reforçou o caráter pioneiro de Goiás. Ele citou o Centro de Excelência em Inteligência Artificial (Ceia), lembrando que o projeto foi concebido em 2019, quando o debate mundial sobre Inteligência Artificial ainda estava no início. “A Fapeg antecipou tendências e consolidou um laboratório de referência antes mesmo da explosão global da inteligência artificial”, afirmou.

A presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro, Caroline Alves, falou da importância do encontro. “É uma sinergia a ser utilizada estrategicamente para que os resultados positivos dos estados sejam replicados ou adaptados para cada realidade local, de modo a intensificar o uso das tecnologias”, declarou. Manifestações de outros participantes evidenciaram a sintonia entre as Fundações de Amparo à Pesquisa e reconheceram o modelo de fomento de Goiás como um dos mais estruturados e estratégicos do país.

ABC Digital

Governo na palma da mão

Acessar o conteúdo