Goiás revive tradição do Fogaréu e Brasil Central cobre o evento

A cidade de Goiás, antiga Vila Boa, revive na noite desta quarta-feira (27) uma das celebrações mais antigas e tradicionais do Estado, a Procissão do Fogaréu, quando as luzes da cidade são apagadas para dar lugar às tochas carregadas pelos farricocos, personagens que saem às ruas para a prisão de Jesus, revivendo acontecimentos ocorridos há mais de 2 mil anos. A programação faz parte das comemorações da Semana Santa, que vão até domingo (31), com cobertura jornalística especial da TV Brasil Central.

No programa O Mundo em Sua Casa desta quarta-feira (27), o repórter Pedro Henrique Rabelo mostrou, diretamente de Goiás, todos os preparativos para a Procissão do Fogaréu, entrevistou personagens icônicos e discorreu sobre fatos históricos que marcam as comemorações na cidade. O Governo de Goiás apoia o evento por meio da Secretaria de Cultura. A secretária Yara Nunes explicou que este ano foram destinados R$ 260 mil por meio da Lei de Fomento à Cultura, para viabilizar a organização. “O governo estadual fomenta todas as manifestações culturais, desde as mais antigas e tradicionais, até iniciativas atuais, sempre com a meta de fortalecer a cultura em todo o Estado”, ressaltou ela.

A Procissão do Fogaréu da cidade de Goiás completa 279 anos de tradição. Ela ocorre desde a época da colonização do Estado e se consolidou como evento religioso, cultural e turístico que atrai todos os anos milhares de visitantes e turistas, além de mobilizar a população local. Mais de 400 farricocos saem às ruas da cidade com tochas acesas, proporcionando um belo espetáculo até chegar ao Santuário de Nossa Senhora do Rosário, onde ocorre a prisão de Jesus. Para que tudo ocorra como planejado, todo o evento é preparado com muito cuidado, contando com o trabalho voluntário de muitas pessoas da comunidade.

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo