Goiás registra abate recorde de bovinos no 1º trimestre de 2024
De janeiro a março deste ano, o Estado de Goiás abateu cerca de 1 milhão de cabeças de bovinos, o que representa aumento significativo na produção de carne, consumida no mercado interno e destinada principalmente às exportações. Em comparação com o primeiro trimestre de 2023, o crescimento foi de 24%, percentual que é recorde no histórico da pecuária goiana. Os números divulgados pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa-Goiás), foram mostrados no programa TBC News de segunda-feira (10).
“A garantia sanitária do rebanho, obtida pelo esforço do governo do estado em parceria com os produtores, contribui para aumentar as vendas internas e externas, principalmente porque a carne de Goiás atende as exigências do mercado internacional”, explicou o titular da Seapa-Goiás, Pedro Leonardo Rezende. Ele também atribuiu o crescimento da produção de proteína animal à instalação de novas plantas industriais no estado e a sua habilitação para comercializar os produtos para os mercados asiáticos e do Oriente Médio.
Goiás tem o terceiro maior rebanho bovino do País e cerca de 25% da produção de carne vai para o mercado externo. Segundo ainda Pedro Leonardo, há um grande esforço do governo estadual, por meio da Seapa-Goiás e da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), com envolvimento efetivo dos produtores, para garantir a sanidade do rebanho, além de adotar uma série de medidas e políticas públicas capazes de favorecer o setor produtivo.
ABC Digital