Goiás é o Estado que menos desperdiça água

Com a proximidade do período de seca, a conscientização de todos é fundamental

Clique na imagem para assistir a matéria

Ela é preciosa e necessária, mas muitas vezes é desperdiçada, até no meio da rua. A cada 100 litros de água potável que o Brasil produz, 40 são desperdiçados. Um estudo realizado pelo Instituto Trata Brasil mostrou que Goiás é o Estado que menos perde água em todo o país. Foi o que mostrou a matéria veiculada no O Mundo em sua Casa desta segunda-feira (6). O levantamento apontou que, enquanto a média nacional de desperdício é de 40%, a Saneago atingiu 27%, a única companhia brasileira que ficou abaixo dos 30%.

Mas o risco de ficar sem água durante o período de seca ainda é grande, principalmente se a população não economizar. É o que alerta a superintendente de Recursos Hídricos da Saneago, Camila Roncato. “Em casa a gente tem que fazer economias também. Podemos reaproveitar a água da máquina de lavar para lavar o quintal, tomar banho num tempo menor possível, escovar os dentes com a torneira fechada", disse.

Para ajudar na conscientização, a Saneago conta com dois personagens de peso: o Sato, que é sensato e adora estudar sobre o meio ambiente, e o Banja, que apesar de ser esbanjador, está se interessando em aprender e mudar os hábitos para economizar a água. “Através das crianças que a gente percebe o melhor resultado porque elas são bem vigilantes, elas chamam a atenção da família e, normalmente, o que aprendem na escola, não esquecem”, disse a superintendente. Ações de conscientização como essas são importantes, já que a pesquisa do Instituto Trata Brasil mostrou um dado alarmante: quase metade da água potável produzida no Brasil não está chegando ao destino. Em 2020, o desperdício foi de mais de 40%. Essa quantidade seria suficiente para mais de 66 milhões de brasileiros em um ano.

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo