Goiás e Itália avançam em relações comerciais e culturais
O governador Ronaldo Caiado e auxiliares estiveram reunidos na segunda-feira (27) com o embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese e um grupo de assessores, ocasião em que foram debatidos vários pontos que apresentam perspectivas reais de avanço nas parceiras comerciais e culturais. A comitiva italiana foi recebida no Palácio das Esmeraldas, como mostrou reportagem do Boa Noite Goiás de segunda-feira.
O governador Ronaldo Caiado apresentou todas as potencialidades de Goiás à comitiva italiana, em especial a produção agrícola, que se desenvolve com base em tecnologias avançadas, além das grandes áreas de terra que favorecem a atividade. “São regiões extensas, com alta produtividade e capacidade de gerar emprego e renda, o que impulsiona todo o conjunto da economia e favorece os investidores externos que voltam seus olhos para a grandeza da região Centro-Oeste do Brasil”, afirmou o governador.
O chefe do Gabinete de Assuntos Internacionais, Giordano Souza, disse que além da agricultura, outras áreas podem ser trabalhadas e fortalecidas, em especial nos segmentos do comércio e da diplomacia. Um ponto relevante é o favorecimento para que italianos, descendentes e familiares possam organizar sua documentação para viagens à Itália. “Podemos ter aqui um consulado itinerante da embaixada que atenderá por um ou mais dias, facilitando a vida das pessoas”, argumentou ele.
Oportunidades
O embaixador Alessandro Cortese concordou que Goiás é um estado que “vem crescendo e desenvolvendo muito, gerando boas oportunidades para a Itália”. Já o presidente do Comitê Italiano, Frederico Cianni, reforçou a busca de oportunidades que sejam positivas para os dois parceiros. “Esse intercâmbio não é só cultural, mas também comercial, industrial, acadêmico e tudo isso é capaz de criar laços mais fortes entre Goiás e a Itália”, enfatizou ele.
O secretário de Indústria e Comércio (SIC), Joel Sant’Anna Braga Filho, detalhou que Goiás poderá receber uma unidade industrial da gigante do ramo farmacêutico da Itália, a Zambon, empresa que já armazena e distribui todos os seus produtos em um entreposto localizado em Aparecida de Goiânia. O titular da SIC citou também a dianteira da Itália no mundo da moda, acrescentando que Goiás pode ser beneficiado com o envio de pessoas para se capacitarem nos centros de moda italianos. O Festival Italiano de Nova Veneza foi citando durante o encontro, caracterizado pela prática de tradições italianas em Goiás.
ABC Digital