Goiás cria Gabinete de Gestão Integrada para combater queimadas
A grande incidência de incêndios e focos de fogo em Goiás levou o governo do estado a criar o Gabinete de Gestão Integrada com o objetivo de frear as queimadas e seus efeitos, bem como identificar e responsabilizar pessoas e/ou entidades que provocarem incêndios. As ações estão sendo desencadeadas pelas forças policiais de segurança e órgãos de defesa ambiental, como mostrou reportagem no programa O Mundo em Sua Casa desta sexta-feira (13).
O coronel Pedro Carlos Borges, comandante de Operações da Polícia Civil, explicou que o Gabinete de Gestão Integrada tem como foco unir forças para combater as queimadas. “Vamos agir de forma mais rápida, mais plena e mais eficiente para reduzir os incêndios e suas consequências para as pessoas e para o meio ambiente”, enfatizou. O tenente-coronel Lobo, do Corpo de Bombeiros, alertou que o tempo seco, as altas temperaturas, a baixa umidade do ar favorecem as queimadas. “O maior problema é que a maioria delas é causada pela ação humana, o que exige medidas mais duras para coibir essa prática”, enfatizou ele.
Punição
A Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema) intensificou as ações para identificar e responsabilizar pessoas que provocam incêndios. Segundo o delegado Luziano de Carvalho, titular da Dema, atualmente estão em andamento 137 procedimentos de investigação, além da autuação em flagrante de 17 pessoas pela prática de incêndios. Outras cinco já foram indiciadas após comprovação de ação criminosa por atear fogo em áreas da Serra das Areias, Parque Lagoa Vargem Bonita e Parque das Laranjeiras, na Região Metropolitana de Goiânia.
“Essas ações estão sendo preparadas para encaminhamento ao Poder Judiciário”, detalhou Luziano de Carvalho. Ele também fez um apelo à população para que tenha consciência e contribua no combate aos incêndios. “É uma responsabilidade de todos. No período compreendido entre julho e setembro, não se poderia falar em fogo. Infelizmente o número de queimadas aumenta consideravelmente, muitas vezes por ações dolosas e culposas, com consequências danosas para as pessoas, os animais e para o meio ambiente”, arrematou ele.
ABC Digital