Goiás começará a vacinar contra a dengue em fevereiro

O Estado deve receber 460 mil doses da vacina contra a dengue, de um total de 5 milhões de doses disponibilizadas ao Brasil

A partir de fevereiro próximo, Goiás iniciará a vacinação da população contra dengue, doença que tem causado muitos transtornos à população. Foi o que mostrou reportagem da TV Brasil Central veiculada nesta terça-feira (9). A vacina tem o nome de Qdenga e o Brasil é o primeiro país a realizar vacinação pelo Sistema Único de Saúde (SUS).  Secretário Municipal de Saúde de Goiânia, Wilson Modesto disse que inicialmente a vacina deve ser disponibilizada para a população de maior risco, acima dos 65 anos de idade. Dados do Ministério da Saúde informam que, em 2024, o Brasil deve receber 5 milhões de doses, que foi o que o laboratório disponibilizou. Em fevereiro, Goiás deve receber 460 mil doses.

Pessoas ouvidas pela reportagem elogiaram a iniciativa de vacinar a população. Superintendente Estadual de Vigilância em Saúde da SES, Flúvia Amorim disse que o Ministério da Saúde ainda está avaliando qual será o público prioritário para receber a vacina, mas ainda não há definição. “Teremos vacina contra a dengue, mas não temos ainda contra a chikungunya e a zika, que são outras duas doenças transmitidas pelo mesmo mosquito. Mesmo com a vacina contra dengue entrando no calendário, as medidas de controle do mosquito Aedes aegypti precisarão continuar”, afirmou Flúvia. 

Dados do Ministério mostram que em 2023 houve crescimento de 5,4 % no caso de mortes por dengue, totalizando 1053 vítimas. Sobre a vacina, a informação repassada é a de que a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias do SUS (Conitec) garantiu que ela foi avaliada de todas as formas necessárias e é totalmente segura.

ABC Digital
 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo