Goiás amplia vacinação de dengue e gripe
A vacinação contra a dengue e contra a gripe foi ampliada em Goiás. Crianças e jovens entre 6 e 16 anos agora podem se imunizar contra a dengue. Já a imunização da influenza está disponível para o público em geral, a partir de 6 meses de idade. Os casos de dengue continuam em alta no estado. Em Goiânia, são cerca de 20 mil casos prováveis de dengue, 8 óbitos confirmados e 28 em investigação.
Em entrevista para o Boa Boite Goiás de sexta-feira (3), a diretora de Vigilância Epidemiológica de Goiânia, Marília de Castro, afirmou que, mesmo com a vacinação, a quantidade de casos de dengue ainda é preocupante. “Ainda não é uma situação confortável. A gente observa ainda uma tendência de manter essa quantidade de casos. Não é hora ainda de baixar a guarda. A gente precisa continuar em alerta”.
Na última terça-feira, Goiás recebeu cerca de 62 mil doses de vacina contra a dengue, com isso o público-alvo foi ampliado em todos os municípios e na capital. A vacina da influenza continuará sendo aplicada enquanto houver estoque disponível. Atualmente, Goiânia tem cerca de 100 mil doses do imunizante.
A diretora alertou ainda para o risco atual da baixa cobertura vacinal, que está em cerca de 22%. Após a mudança no público-alvo, a expectativa é de aumento da procura pela imunização. A vacina contra dengue está disponível em 12 salas de vacina do município e a da influenza pode ser aplicada em 72 locais. O horário de atendimento é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.
ABC Digital