Gabinete de Crise é criado para ajudar a saúde em Goiânia
Representantes da Secretaria de Estado da Saúde, da Secretaria Municipal da Saúde e da equipe de transição do prefeito eleito de Goiânia, Sandro Mabel, se reuniram na última sexta-feira (29) para a formação do Gabinete de Crise que discute soluções para o atual momento da saúde na capital. Os órgãos seguem com esforços para conter a crise. Foi o que mostrou reportagem exibida pela TV Brasil Central.
A secretária Municipal de Saúde de Goiânia, Cynara Costa, disse que tomou “pé da situação” do que estava acontecendo nas unidades de saúde e urgência e emergência no que diz respeito a recursos humanos, insumos e medicamentos. “A gente está em trabalho conjunto com o Estado para mitigar esses danos e esses problemas”, afirmou. As reuniões visam otimizar a gestão dos leitos já existentes.
O Gabinete de Crise espera garantir o atendimento adequado aos pacientes de Goiânia logo de início, para prevenir os quadros que exijam internação em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), conforme ressaltou o secretário de Estado de Saúde, Rasível dos Reis. Ele defendeu que é importante fazer a gestão do risco clínico de cada paciente e saber a taxa de conversão (as porcentagens de pacientes internados, daqueles que precisam de UTI e dos que são atendidos em enfermaria).
ABC Digital