Focos de incêndio em Goiás crescem no ano e já preocupam

O número de focos de incêndios neste 2025 está 18% maior do que no mesmo período do ano passado, segundo o Corpo de Bombeiros. Até agosto, são mais de 10 mil focos, o que gera preocupação já que o período de estiagem no estado vai até o fim de outubro. Os bombeiros combatem há cinco dias um grande incêndio na região de Pirenópolis.

Reportagens do Jornal Brasil Central desta quinta-feira (4) trataram do assunto, abordando a alta dos focos de incêndio entrevistando a sargento Maria de Sousa, do destacamento dos Bombeiros de Pirenópolis. Os focos de incêndio também mobilizam a Equatorial, concessionária de energia do estado.

Riscos à rede elétrica

Em entrevista ao JBC, o gerente da Equatorial, Vinicyus César, falou dos riscos das queimadas à rede de energia tanto no meio rural quanto urbano. Segundo ele, a companhia mantém trabalho preventivo de limpeza de vegetação em áreas próximas às estações e linhas de transmissão de energia. César, no entanto, afirmou que, além disso, é preciso contar com a colaboração da população, para evitar jogar lixo em terrenos baldios e beira de estrada. Ele sugeriu ainda que o morador que presenciar um foco de incêndio perto de uma rede elétrica deve entrar em contato com a companhia de imediato.  

ABC Digital 

Governo na palma da mão

Acessar o conteúdo